Para quem precisa aumentar o raio de conectividade dentro de casa, um bom repetidor de sinal Wi-Fi pode ser a solução. Afinal, com esse dispositivo você maximiza a cobertura da internet dentro do seu espaço e garante uma navegação mais rápida e sem interferências.

Porém, escolher o modelo ideal nem sempre é fácil, principalmente porque algumas pessoas não entendem exatamente como esse aparelho funciona. É o seu caso? Está tendo dificuldades em encontrar um repetidor de sinal Wi-Fi que seja eficiente e qualificado? Então, nós vamos te ajudar!

Veja só como os repetidores de sinal funcionam e como escolher a opção mais adequada para sua casa!

O que é um repetidor de sinal Wi-Fi?

Vamos começar te explicando o que é um repetidor de sinal Wi-Fi. Esse dispositivo foi desenvolvido para melhorar a conectividade em áreas maiores e, assim, garantir que a sua navegação não seja comprometida por falta de sinal.

Quando você contrata um plano de internet, geralmente recebe da operadora um modem com Wi-Fi. Esse pequeno aparelho serve para distribuir o sinal da internet para toda a sua casa ou empresa.

No entanto, o roteador Wi-Fi possui um alcance limitado, tendo opções de aparelhos com maior ou menor capacidade de cobertura. Por isso, nem sempre ele consegue levar o sinal para locais que ficam mais afastados do aparelho.

A alternativa para solucionar esse problema é o repetidor de sinal Wi-Fi. Como o próprio nome diz, ele repete esse sinal transmitido, fazendo com que alcance locais que, antes, não recebiam o sinal de internet.

Por ter essa característica, o ideal é que você coloque o repetidor de sinal Wi-Fi em um local intermediário entre o roteador e a área que precisa de cobertura. Após configurá-lo corretamente, ele vai retransmitir o sinal para essa área. Isso pode ajudar a melhorar a velocidade e a confiabilidade da conexão Wi-Fi em toda a sua casa ou escritório.

Como usar um roteador como repetidor do Wi-Fi?

Para quem tem dois roteadores em casa, pode aproveitar um deles e transformá-lo em um dispositivo de repetição de sinal. Veja como usar um roteador como repetidor do Wi-Fi:

  • Posicione o roteador em um local onde ele terá alimentação de energia;
  • Conecte o roteador ao seu computador usando um cabo Ethernet;
  • Abra um navegador da web e digite o endereço IP do roteador. O endereço IP padrão do roteador é 192.168.1.1 ou 192.168.0.1, mas você pode verificar no manual do aparelho para obter o endereço IP correto;
  • Faça login no painel de controle do roteador. O nome de usuário e a senha padrão são geralmente admin e admin. Caso não seja, verifique o manual do seu roteador para obter os detalhes corretos;
  • Procure a configuração "Ponte de rede" ou "Repetidor de Wi-Fi" no painel de controle do roteador;
  • Ative a configuração "Ponte de rede" ou "Repetidor de Wi-Fi";
  • Selecione a rede Wi-Fi que você deseja estender;
  • Digite a senha da rede Wi-Fi;
  • Salve as alterações e reinicie o roteador.

Depois de reiniciar o roteador, ele começará a repetir o sinal Wi-Fi da rede que você selecionou. Você poderá conectar-se à rede Wi-Fi usando o mesmo nome de rede e senha que você usou originalmente. Porém, indicamos redefinir sua senha para uma mais segura.

Como configurar seu roteador primário?

Depois de entender como você pode configurar um segundo modem como repetidor de sinal Wi-Fi, você também já está sabendo como configurar seu roteador primário. Isso porque o processo é o mesmo. Você deve seguir as etapas que indicamos anteriormente e fazer a configuração do dispositivo principal de roteamento de sinal.

Boas práticas para se ter uma boa conexão

Navegar sem impedimentos é o ideal, certo? Por isso é tão importante escolher um plano de internet que tenha estabilidade e velocidade de transmissão, como a fibra ótica, por exemplo.

Ter um serviço qualificado é o primeiro passo entre as boas práticas para se ter uma conexão eficiente. Mas, você pode otimizar ainda mais esse objetivo, a partir do uso ideal dos dispositivos roteadores.  

Se você quiser que o seu roteador tenha ainda mais capacidade de transmissão, conseguindo alcançar espaços maiores dentro de sua casa ou empresa, e também melhorar o sinal do Wi-Fi invista nessas dicas:

  • Certifique-se de que o seu roteador esteja localizado em um local que receba um sinal Wi-Fi forte da rede principal ou saindo diretamente do cabo;
  • Evite colocar o aparelho perto de objetos que possam bloquear o sinal Wi-Fi, como paredes, móveis ou eletrodomésticos;
  • Se você tiver problemas para estender o sinal Wi-Fi, você pode tentar ajustar as configurações do seu roteador ou usar um repetidor de Wi-Fi dedicado, que são os dispositivos específicos para fazer a repetição de sinal;
  • Ative o recurso de segurança Wi-Fi (WPA2 ou WPA3);
  • Atualize o firmware do seu roteador.
  • Mova o seu roteador para um local mais alto e livre de obstáculos.

Melhores repetidores de sinal Wi-Fi

Até aqui nós te explicamos como funcionam os repetidores de sinal e como tornar a navegabilidade em sua casa ou empresa ainda melhor, utilizando os dispositivos roteadores.

Mas, vale termos uma última conversa aqui, que fala sobre a qualidade do aparelho que irá realizar essa tarefa. Para que você garanta uma experiência ainda melhor com o seu repetidor de sinal Wi-Fi, dê preferência para opções que tenham boas indicações. 

Nós pesquisamos os melhores repetidores de sinal Wi-Fi a disposição no mercado e fizemos uma lista para te ajudar:

  • TP-Link RE450;
  • TP-Link RE650;
  • Linksys RE6400;
  • Netgear EX6100;
  • D-Link DAP-1650.

É importante explicar que esses são os repetidores de sinal Wi-Fi mais indicados pelos consumidores por terem características como a facilidade de usar e capacidade de melhorar a cobertura Wi-Fi em sua casa ou escritório. 

Além disso, todos eles também são compatíveis com uma variedade de roteadores diferentes.

Diferença entre Repetidor, antena e powerline

Sempre que estiver pesquisando sobre repetidores Wi-Fi para comprar, atente-se nesses detalhes que apresentamos, pois eles farão diferença na escolha. Além disso, verifique se a ideia de um repetidor é, realmente, a sua melhor opção. Afinal, existem outras alternativas que também vale a pena avaliar, como uma antena Wi-Fi ou um dispositivo powerline.

Veja só a diferença entre repetidor, antena e powerline:

Repetidor

Dispositivo que recebe um sinal de Wi-Fi e, em seguida, o retransmite para uma área mais ampla. O repetidor de sinal Wi-Fi pode ser colocado em um local intermediário entre o roteador e a área que precisa de cobertura, melhorando a velocidade e a confiabilidade da conexão Wi-Fi em toda a sua casa ou escritório.

Antena

Uma antena é um dispositivo que envia e recebe ondas eletromagnéticas. Elas podem ser usadas para melhorar a qualidade do sinal Wi-Fi em uma área, especialmente em locais longe do roteador ou em áreas com mais obstáculos. As antenas podem ser internas ou externas e podem ser direcionadas ou omnidirecionais. 

As direcionais são mais eficientes em concentrar o sinal Wi-Fi em uma área específica, enquanto as antenas omnidirecionais são mais eficientes em distribuir o sinal Wi-Fi em uma área mais ampla.

Powerline

O Powerline é uma tecnologia que usa a fiação elétrica existente para transmitir dados. Ele é uma boa opção para melhorar a cobertura Wi-Fi em áreas que não estão próximas do roteador ou que estão localizadas atrás de paredes ou outros obstáculos que podem bloquear o sinal Wi-Fi. 

Esse dispositivo funciona criando uma rede de dados na fiação elétrica existente. Os dispositivos Powerline são então conectados a essa rede de dados e podem se comunicar uns com os outros usando a fiação elétrica.

Cada uma dessas tecnologias tem suas próprias vantagens e desvantagens. O melhor tipo de tecnologia para você vai depender das suas necessidades específicas e do seu orçamento.

Além disso, de nada adianta investir em uma boa aparelhagem e não ter a melhor internet. Então, Assine Oi Fibra e veja como a sua navegação será ainda melhor.

Últimas ofertas

plano-400mega
plano-500mega
plano-1giga