Já se perguntou “o que significa não registrado na rede”? Se você já viu essa mensagem quando estava navegando na internet, provavelmente ficou frustrado por perder a capacidade de conexão.

O erro no registro implica, diretamente, na sua navegabilidade e é um problema que atrapalha muito quando você está precisando de conexão ativa e frequente.

A boa notícia é que tem como corrigir essa situação se você aprender o que significa “não registrado na rede” e nós vamos te ensinar isso agora!

O que é “Não Registrado na Rede”?

O termo “Não Registrado na Rede” ou “Rede não registrada” é uma mensagem de erro recebida quando a linha de celular não consegue se conectar à rede da sua operadora. 

Como resultado, o usuário não consegue realizar chamadas nem utilizar a internet enquanto este erro ocorre.

Na prática, isso significa que o celular não está conseguindo encontrar uma torre de celular da operadora que esteja disponível. Isso pode acontecer por diversos motivos, como:

  • Localização: o celular pode estar em uma área onde não há cobertura da operadora;
  • Problemas técnicos: a operadora pode estar passando por problemas técnicos que estão impedindo a conexão dos celulares;
  • Configurações do celular: as configurações do celular podem estar incorretas, impedindo a conexão com a rede.

Como resolver o erro “Não registrado na rede”?

Para resolver o problema de “não registrado na rede”, você pode tentar as seguintes soluções:

Ativar o modo avião

Ativar o modo avião por alguns segundos e desativá-lo pode reiniciar as configurações de rede do celular. Para isso, siga os passos abaixo:

  • Abra o menu de configurações do celular;
  • Toque em "Rede e Internet";
  • Toque em "Modo avião";
  • Ative o modo avião;
  • Aguarde alguns segundos;
  • Desative o modo avião.

Mudar o serviço de roaming

Se você estiver viajando para um país estrangeiro, pode ser necessário ativar o serviço de roaming. Para isso, siga os passos abaixo:

  • Abra o menu de configurações do celular;
  • Toque em "Rede e Internet";
  • Toque em "Rede móvel";
  • Toque em "Opções";
  • Toque em "Roaming".
  • Ative o roaming.

Atualizar o sistema operacional Android ou iOS

Atualizações do sistema operacional podem corrigir bugs que podem estar causando o erro “Não registrado na rede”. Para verificar se há atualizações disponíveis, siga os passos abaixo:

  • Abra o menu de configurações do celular;
  • Toque em "Atualização de software";
  • Verifique se há atualizações disponíveis.

Falha de registro do IMEI

O número IMEI (International Mobile Equipment Identity) é um código único que identifica o seu celular. Se o IMEI do seu celular estiver registrado incorretamente na operadora, você pode receber a mensagem “Não registrado na rede”. Para verificar se o IMEI do seu celular está registrado corretamente, entre em contato com a operadora.

Reinicie o celular

Reinicie o celular desligando-o e ligando-o novamente. Isso pode reiniciar as configurações de rede do celular e resolver o problema.

Verifique as configurações de data e hora do celular

As configurações de data e hora do celular devem estar corretas para que o celular possa se conectar à rede. Para verificar as configurações de data e hora, siga os passos abaixo:

  • Abra o menu de configurações do celular;
  • Toque em "Sistema";
  • Toque em "Data e hora";
  • Verifique se as configurações estão corretas.

Limpe o cache e os dados do aplicativo de configurações de rede

Limpar o cache e os dados do aplicativo de configurações de rede pode resolver problemas que estão impedindo o celular de se conectar à rede. Para isso, siga os passos abaixo:

  • Abra o menu de configurações do celular;
  • Toque em "Aplicativos";
  • Toque em "Configurações";
  • Toque em "Armazenamento";
  • Toque em "Limpar cache";
  • Toque em "Limpar dados".

Insira o chip em outro celular

Se você inserir o chip em outro celular e ele funcionar corretamente, significa que o problema está no seu celular. Nesse caso, você pode tentar as soluções abaixo:

  • Reinicie o celular;
  • Verifique as configurações de data e hora do celular;
  • Limpe o cache e os dados do aplicativo de configurações de rede;
  • Restaure o celular para as configurações de fábrica.

Cabo flat da antena

O cabo flat da antena é o cabo que conecta a antena do celular ao circuito interno do celular. Se esse cabo estiver danificado, pode impedir que o celular se conecte à rede. 

Nesse caso, é necessário levar o celular a uma assistência técnica para que o cabo seja substituído.

Limpar o chip

O chip pode ficar sujo ou oxidado com o tempo, o que pode interferir na conexão com a rede. Para limpar o chip, siga os passos abaixo:

  • Desligue o celular;
  • Retire o chip do celular;
  • Use um pano macio para limpar o chip;
  • Seque o chip com um pano seco;
  • Insira o chip novamente no celular.

Para limpar o chip, use um pano macio e seco. Você pode usar um pouco de álcool isopropílico para ajudar a remover a sujeira e a oxidação. Evite usar produtos químicos agressivos, pois eles podem danificar o chip.

Remoção do chip

Se o chip estiver cortado ou danificado, isso pode impedir que ele se conecte à rede. Para verificar se o chip está danificado, siga os passos abaixo:

  • Desligue o celular;
  • Retire o chip do celular;
  • Examine o chip em busca de danos.
  • Se o chip estiver danificado, entre em contato com a sua operadora para solicitar um novo chip.

Para verificar se o chip está danificado, examine-o cuidadosamente em busca de cortes, rachaduras ou outros danos. Se você encontrar algum dano, o chip não funcionará corretamente e precisará ser substituído.

Caso não veja nenhum problema, recoloque-o corretamente e o problema deve ser resolvido.

Firmware desatualizado

O firmware é o software que controla o funcionamento do chip do celular. Se o firmware estiver desatualizado, isso pode interferir na conexão com a rede. Para verificar se o firmware do chip está atualizado, entre em contato com a operadora.

Seleção manual da rede

Se o celular estiver com problemas para detectar a rede automaticamente, você pode tentar selecionar a rede manualmente. Para isso, siga os passos abaixo:

  • Abra o menu de configurações do celular;
  • Toque em "Rede e Internet";
  • Toque em "Rede móvel";
  • Toque em "Opções";
  • Toque em "Rede manual";
  • Selecione a rede da sua operadora.

Atualização do sistema operacional

Atualizações do sistema operacional podem corrigir bugs que podem estar causando o erro “Não registrado na rede”. Para verificar se há atualizações disponíveis, siga os passos abaixo:

  • Abra o menu de configurações do celular;
  • Toque em "Atualização de software";
  • Verifique se há atualizações disponíveis.

Mudar o chip de entrada

Se o chip estiver danificado ou mal instalado, mudar o chip de entrada pode resolver o problema. Para isso, siga os passos abaixo:

  • Desligue o celular;
  • Retire o chip do celular;
  • Insira o chip em outro slot no celular;
  • Ligue o celular.

Se o celular se conectar à rede após mudar o chip de entrada, o problema estava no chip. Você precisará solicitar um novo chip à sua operadora.

Restaurar configurações de fábrica

Restaurar as configurações de fábrica do celular pode resolver problemas mais graves que estão causando o erro “Não registrado na rede”. 

No entanto, isso também irá apagar todos os dados do celular, portanto, certifique-se de fazer backup dos seus dados antes de restaurar as configurações de fábrica.

Para restaurar as configurações de fábrica do celular, siga os passos abaixo:

  • Desligue o celular;
  • Pressione e segure os botões Volume para cima e Power ao mesmo tempo;
  • Quando o logo da marca do celular aparecer, solte os botões;
  • Use as teclas de Volume para navegar pelas opções e o botão Power para selecionar uma opção;
  • Selecione a opção Restaurar dados de fábrica;
  • Siga as instruções na tela para concluir a restauração.

Se você seguir as soluções acima e o problema ainda persistir, você pode levar o celular a uma assistência técnica. Um técnico especializado pode diagnosticar o problema e corrigi-lo.

Não Registrado na Rede

Em alguns casos, o erro “Não registrado na rede” pode significar um problema da operadora na qual é cliente.

Nesse caso, é importante verificar:

Cobertura da sua operadora

A cobertura da operadora é a área geográfica onde os serviços de celular estão disponíveis. Em áreas remotas ou em locais com sinal fraco, pode ser difícil ou impossível registrar-se na rede.

Para evitar problemas de falta de cobertura, sempre verifique qual empresa oferece o melhor serviço de internet no seu CEP, fazendo uma consulta com a ferramenta do Assine.

Manutenção das antenas ou falha de cobertura

Durante a manutenção das antenas de celular ou falhas na cobertura, os usuários podem experimentar dificuldades para registrar-se na rede.

A manutenção programada ou problemas técnicos não planejados podem resultar em interrupções temporárias nos serviços, incluindo a capacidade de conectar-se à rede.

Se estiver recebendo a mensagem de registro, verifique se a operadora não está realizando correções técnicas. Se esse for o caso, em pouco tempo o problema será resolvido.

Troca de operadora ou portabilidade

Ao enfrentar persistentes mensagens de "Não Registrado na Rede", a troca de operadora ou a portabilidade podem ser soluções eficazes. 

Mudar para uma operadora com melhor cobertura ou manter seu número atual ao mudar de provedor através da portabilidade numérica são opções a serem consideradas.

Se aprimorar a experiência de conexão é seu objetivo, a Oi Fibra é uma excelente escolha. Além de oferecer conectividade confiável para dispositivos móveis, a Oi Fibra proporciona internet rápida e estável em casa. 

Consulte a disponibilidade e contrate ligando para 0800 941 9589. Não deixe que problemas de conectividade atrapalhem seu dia a dia. Experimente a Oi Fibra e desfrute de uma conexão sem limitações!

Últimas ofertas

plano-400mega
plano-500mega
plano-1giga