Já teve dúvidas sobre o que é roaming? Se você já viajou para uma região de DDD diferente do seu, com certeza já percebeu que o seu celular teve uma mudança na rede.

É exatamente assim que o roaming funciona. Indo além, ele é o verdadeiro responsável por permitir que você continue conectado e fazendo ligações, mesmo estando em uma área de cobertura que não seria a sua inicialmente.

Vamos entender tudo sobre o que é roaming e como ele influencia na sua experiência de uso de telefone? Nós trouxemos todas as informações que você precisa ter, para se tornar um verdadeiro especialista no assunto. 

Vamos lá? Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o que é roaming!

Roaming

O roaming é um serviço que permite que os usuários de dispositivos móveis, como celulares, possam usar suas funções, como fazer ligações, enviar mensagens e utilizar a internet, mesmo quando estão fora da área de cobertura da sua operadora original.

Ao viajar para outras regiões, seja em outro estado ou país, o celular pode se conectar a redes de operadoras locais por meio do serviço de roaming, permitindo que você continue a utilizar seu dispositivo como se estivesse em sua área de cobertura usual. 

Essa funcionalidade é especialmente útil para manter a conectividade e a comunicação enquanto se está em trânsito ou em locais onde a operadora original não possui cobertura.

Vale ressaltar que o uso do roaming pode implicar em custos adicionais, uma vez que as operadoras podem cobrar tarifas diferenciadas pelo uso de serviços fora da área de cobertura padrão. 

Portanto, é aconselhável verificar as políticas de roaming da sua operadora e, se necessário, ativar ou desativar essa opção de acordo com suas necessidades e orçamento durante viagens.

Roaming de dados

Partindo da definição de o que é roaming, fica mais fácil compreender que o roaming de dados é o serviço que permite a utilização da rede em locais fora da sua área de cobertura, mas com foco voltado para a navegação via smartphone ou outro dispositivo móvel.

Com o roaming de dados, seu celular se conecta a uma operadora local para que você possa usar a internet. Mas é importante saber que isso pode custar mais, então fique atento às tarifas da sua operadora antes de usar.

Como o roaming funciona?

Quando você está em uma área fora da cobertura da sua operadora habitual, seu dispositivo busca automaticamente por redes de outras operadoras disponíveis na região. 

Se uma rede de outra operadora estiver disponível, seu dispositivo se conecta a essa rede local para que você possa fazer chamadas, enviar mensagens e acessar a internet.

É bem simples, certo? Mas, para que você compreenda perfeitamente o que é roaming e como ele funciona, vale a pena entender alguns conceitos relacionados ao serviço:

DDD local

DDD (Código de Discagem Direta) Local se refere à discagem direta de chamadas dentro de uma mesma área geográfica, normalmente uma cidade ou região específica. 

Ao realizar chamadas para números dentro da mesma área de cobertura da sua operadora, você está fazendo chamadas com DDD local, e geralmente não há custos adicionais associados a esse tipo de ligação.

Roaming nacional

Roaming Nacional acontece quando você viaja para uma região do país que está fora da área de cobertura normal da sua operadora, mas ainda dentro do mesmo país. 

Durante o roaming nacional, seu celular se conecta à rede de outra operadora que oferece serviço na área visitada. 

As chamadas, mensagens e uso de dados podem estar sujeitos a tarifas específicas de roaming nacional, que variam de acordo com a sua operadora.

Roaming internacional

Roaming Internacional ocorre quando você viaja para outro país e seu celular precisa se conectar à rede de uma operadora local para continuar funcionando. 

Durante o roaming internacional, as tarifas costumam ser mais elevadas em comparação ao uso doméstico, e você pode ser cobrado por chamadas recebidas, chamadas realizadas, mensagens enviadas e dados utilizados. 

Antes de viajar para o exterior, é aconselhável verificar as tarifas de roaming internacional com a sua operadora e considerar opções como planos específicos para viagens ou o uso de cartões SIM locais no destino.

Roaming é caro?

O roaming pode ser caro, especialmente o roaming internacional. As tarifas de roaming geralmente são mais altas do que as tarifas regulares que você paga em sua região.

Existem vários fatores que contribuem para o alto custo do roaming:

  • Custos de infraestrutura: As operadoras de celular precisam investir em infraestrutura para fornecer cobertura em áreas que não são suas;
  • Acordos de roaming: As operadoras de celular precisam negociar acordos entre si para permitir que seus clientes usem suas redes;
  • Impostos e taxas: Governos podem cobrar impostos e taxas sobre o uso de roaming.

As tarifas de roaming variam de acordo com a operadora, o país que você está visitando e o tipo de serviço que você está usando. Por isso, é importante verificar quais as condições propostas pela sua operadora para a cobertura do serviço.

Além disso, consulte se o seu plano atual não oferece nenhum tipo de pacote de roaming, que pode tornar essa alternativa mais rentável financeiramente.

Quer mais uma dica? Planos como o Oi Fibra podem te oferecer vantagens em ligações. Para saber mais sobre isso, vale a pena falar com os atendentes Oi Fibra no 0800 941 9589.

Serviços de roaming

As operadoras de telefonia móvel oferecem os serviços de roaming em seus portfólios, para melhorar a conectividade dos clientes em qualquer lugar onde estejam. Ou seja, esse é um recurso que otimiza a mobilidade e mantém a conexão mesmo que você esteja longe da sua casa.

Além desses serviços básicos, algumas operadoras oferecem planos específicos para viagens, pacotes de roaming internacional e opções para reduzir os custos associados ao uso de dispositivos móveis em diferentes regiões.

É importante entrar em contato com a sua operadora antes de viajar para entender as políticas de roaming, verificar as tarifas específicas, e considerar opções para otimizar os custos, como a ativação de pacotes de roaming ou a utilização de serviços de mensagens e chamadas online para minimizar o uso tradicional do celular durante a viagem.

A Oi oferece serviços de roaming nacional e internacional para que você possa ficar conectado mesmo fora da área de cobertura da sua operadora.

Inclusive, o serviço de roaming da Oi é um dos mais conceituados do país, tendo tarifas diferenciadas tanto em roaming nacional, quanto internacional.

Para saber mais sobre esses custos, é indicado entrar em contato pelo 0800 031 8000.

Além disso, você sabia que a Oi é referência quando o assunto é telecomunicações? São planos vantajosos para telefonia fixa e TV por assinatura, mas o seu destaque está na internet fibra.

Com Oi Fibra você tem uma conexão poderosa e de alto nível, para não ficar desconectado nunca. Conheça a cobertura Oi e os planos ideais para sua casa no 0800 941 9589.

Vale a pena ter um roaming no plano do seu negócio?

A decisão de incluir ou não o serviço de roaming no plano de negócios depende das necessidades e circunstâncias específicas da empresa. Esse recurso pode gerar bastante economia, principalmente se: 

  • Colaboradores ou a equipe de negócios da empresa realizam viagens frequentes para áreas fora da cobertura local da operadora;
  • Os custos associados são razoáveis e justificáveis em relação ao benefício de manter a conectividade em diferentes locais;
  • Não existem alternativas viáveis para o roaming, como a compra de cartões SIM locais ou a utilização de serviços de comunicação online.

Se você optar por contratar um plano de telefonia móvel empresarial com roaming, é interessante que você estabeleça políticas claras de uso do serviço, para evitar custos excessivos. 

Além disso, aproveite e converse com a operadora sobre pacotes específicos para viagens de negócios, que podem incluir minutos de chamadas, mensagens e dados a preços mais vantajosos do que as tarifas padrão de roaming.

Como ativar o serviço roaming?

A ativação do serviço de roaming pode variar dependendo da operadora e do tipo de plano que você possui. Aqui estão os passos gerais que você pode seguir para ativar o serviço de roaming:

  • Entre em Contato com a Operadora;
  • Solicite a Ativação do Roaming;
  • Verifique Configurações do Celular e ative o roaming.

Lembre-se de que as instruções específicas podem variar entre as operadoras, e é sempre recomendável entrar em contato diretamente com o suporte ao cliente da sua operadora para obter informações precisas e atualizadas sobre a ativação do serviço de roaming em sua conta. Além disso, não se esqueça de pesquisar sobre as tarifas cobradas pelo serviço.

Últimas ofertas

plano-400mega
plano-500mega
plano-1giga