Em diversas situações cotidianas, pode surgir a necessidade de saber como ligar a cobrar, seja por falta de créditos no celular ou por motivos comerciais. 

Entender como efetuar essa comunicação de maneira eficiente e respeitosa é fundamental, já que o processo é ligeiramente diferente das ligações habituais.

Neste texto, exploraremos os passos para realizar uma ligação a cobrar, suas vantagens e precauções, garantindo uma compreensão abrangente desse recurso útil em várias circunstâncias.

Quer aprender como fazer isso? Então, vamos lá!

Ligação a cobrar

Uma ligação a cobrar é um tipo de chamada em que o destinatário paga pela ligação, e não o chamador. Essa opção pode ser útil em situações como:

  • Falta de saldo ou crédito: Quando o chamador não tem como pagar pela ligação;
  • Emergências: Em casos de urgência, quando o chamador precisa contatar alguém sem se preocupar com o custo.

Para fazer uma ligação a cobrar, siga os seguintes passos:

  • Disque o código de acesso da sua operadora (Vivo, Claro e Oi: 9090; Tim: 90)
  • Digite o número de telefone completo do destinatário, incluindo o DDD;
  • Aguarde a mensagem automática e informe seu nome e motivo da ligação.

Algo que deve ser reforçado é que o destinatário tem a opção de aceitar ou recusar a chamada, já que ele deverá arcar com os custos dessa ligação.

Chamada a cobrar

Apesar de parecer um sinônimo, quando analisamos “ligação a cobrar” e “chamada a cobrar”, temos uma pequena nuance entre os termos.

A ligação a cobrar é um ato de responsabilidade do chamador. Ou seja, quem está ligando. Já a chamada é como o recebedor enxerga essa ação. Ou seja, ele decide se irá, ou não, atender a chamada.

Para sermos ainda mais explicativos, a chamada pode ser vista como um convite: O destinatário recebe o convite para participar da conversa, mas com a informação de que ele arcará com o custo.

O processo de receber uma chamada a cobrar não exige nada além de se manter na linha após compreender que ela terá um custo extra.

A compreensão da diferença entre ligação e chamada, e a análise da chamada a cobrar sob diferentes perspectivas, contribui para uma melhor compreensão desse tipo de comunicação. 

Essa compreensão, por sua vez, pode ser útil para tomar decisões informadas sobre quando e como utilizar a chamada a cobrar.

Ligar a cobrar para a Oi

Para ligar a cobrar para a operadora Oi, você pode discar o número 9090 antes do número de telefone desejado. 

Por exemplo, se você quiser ligar a cobrar para o número (12) 3456-7890, disque *9090 e, em seguida, o número completo. 

Lembrando que a pessoa que receberá a ligação será informada sobre a ligação a cobrar e deverá aceitá-la antes de completar a chamada.

O processo para fazer isso nas operadoras Vivo e Claro é o mesmo. Apenas as ligações a cobrar feitas via TIM que mudam o processo, sendo que você só precisa digitar 90 antes da chamada.

Como ligar a cobrar para telefone fixo

Para ligar a cobrar para um telefone fixo com o mesmo DDD, disque 9090 seguido pelo número do telefone fixo desejado. 

Após discar, aguarde a mensagem automática e informe seu nome e motivo da ligação. O destinatário terá a opção de aceitar ou recusar a chamada.

Se estiver ligando a cobrar para um telefone fixo em um DDD diferente, disque 90 seguido do código da operadora (por exemplo, 21 para Vivo, Claro e Oi, ou 41 para Tim), em seguida, o DDD e o número do telefone fixo desejado. 

Após discar, siga os passos 2 e 3 mencionados anteriormente. Certifique-se de que o destinatário está ciente de que a chamada será a cobrar e concorda em aceitá-la.

Como fazer chamada internacional a cobrar?

Infelizmente, as chamadas internacionais a cobrar não são mais comumente disponíveis. As operadoras de telefonia gradualmente eliminaram essa opção devido à dificuldade de cobrança e ao surgimento de alternativas mais convenientes e acessíveis, como:

  • WhatsApp;
  • Telegram;
  • Messenger;
  • Skype;
  • Google Meet;
  • Cartões telefônicos internacionais pré-pagos;
  • Planos de telefonia com roaming internacional.

Para poder aproveitar essa vantagem e fazer boas ligações internacionais sem custo, a internet é um recurso essencial.

Você já tem a melhor opção? Oi Fibra! Com Oi Fibra a sua conexão não cai nunca e você paga um preço fixo todo mês, independentemente de quantas ligações online você fizer.

Ligue 0800 941 9589 e confira tudo sobre os planos Oi Fibra que você pode contratar!

Últimas ofertas

plano-400mega
plano-500mega
plano-1giga