Banda Larga

A internet banda larga está em todos os lugares. Nas nossas casas, no trabalho, em bares e lojas e até no nosso bolso pelos nossos smartphones. Mas como será que ela funciona?

Banda Larga

Banda Larga como funciona?

Banda larga é a transmissão de dados do ponto A ao ponto B de formas rápidas e eficientes. A banda larga é definida apenas pela sua velocidade de transmissão dos dados na rede, mas a verdade é que existem muitos modos disso acontecer. E a cada modelo ou tecnologia de transmissão, a banda larga pode funcionar de um jeito diferente! Os tipos de transmissão mais populares são: sinal de rádio, cabo de tv (coaxial), celulares (3G e 4G), via satélite, fibra ótica e cabo assimétrico (ADSL).

Qual foi a banda larga que nos salvou daquelas conexões discadas? Para você entender de um modo geral como a banda larga funciona, vamos falar da transmissão mais popular no Brasil e também a que deu origem a todas as outras: a banda larga ADSL.

Quando estamos na internet, o tempo inteiro recebemos dados, mais do que enviamos.

A sigla ADSL quer dizer “Asymmetric Digital Subscriber Line”,  o que em português fica “Linha Digital Assimétrica para Assinante”. Mas o que significa esse assimétrico? Na verdade, ela é chamada assim porque a velocidade de download é diferente da velocidade de upload nesse modelo de banda larga.  Afinal, normalmente precisamos baixar mais dados do que enviar!

Posso ter a internet sem ter o telefone fixo em casa? Não é bem assim, seu telefone fixo continua sendo indispensável! Para a banda larga desse modelo funcionar, ela precisa de uma linha telefônica para enviar e receber os dados, além de um modem e, claro, de uma operadora de telefonia. Mas diferente da conexão discada, ela não bloqueia seu telefone fixo.  Isso é possível porque a banda larga ADSL divide a sua linha telefônica em três canais: um para envio de dados, outro para recebimento e um terceiro para chamadas por voz. Então enquanto você está falando ao telefone em casa, também pode assistir a vídeos ou mandar um e-mail sem problema algum. A partir daí, o funcionamento da banda larga é idêntico a qualquer modo de conexão com a internet: ao acessar sites, na verdade você está fazendo o download dos arquivos dele que estão hospedados em um computador e que são transmitidos por um provedor de internet. 

Internet Banda Larga

É tão bom poder navegar na internet sem se preocupar com queda de sinal, videos travando e quantidade de dados utilizados. A internet banda larga faz sucesso em todo o Brasil não só pela sua velocidade enorme, mas também pela estabilidade da conexão (muito melhor que a conexão discada, pode acreditar) e também pelos benefícios: linha desbloqueada, pagamento mensal e sem sustos na fatura, serviços adicionais, e muito mais.

Sabe como nunca damos valor em ter o nariz desentupido, mas sentimos falta quando uma via entope? Isso tudo é tão comum hoje em dia que você deve estar se perguntando: qual é a novidade? Bem, para quem viveu na época da conexão discada, tudo isso faz a maior diferença! Quem teve internet discada certamente lembra dos perrengues. Não muitos anos atrás, a conexão discada ou dial-up era a forma mais corriqueira de se conectar à internet. Este tipo de conexão apresentava algumas limitações que, com certeza, não vão deixar saudades. Lembra dos carros dos Flintstones, que eram empurrados com os pés? Essa era a velocidade da conexão discada. Demorava-se até mesmo para carregar uma imagem. Imagine um vídeo no YouTube! Além disso, o sinal vinha totalmente da linha telefônica, podia sofrer diversas interferências e a conexão caia não só de repente, como o tempo todo. E para se conectar de novo era um sacrifício! Também era bastante cara, pois se cobrava como uma ligação, e muitas pessoas esperavam os períodos promocionais para se conectar, que eram entre meia noite e 6 da manhã e aos fins de semana. Você estava tranquilo no Bate Papo da Uol e sua mãe precisava fazer uma ligação? Chega de internet, pois esta ocupava a linha telefônica enquanto em uso, não sendo possível fazer ligações (para desespero dos familiares que desejavam usar a linha). Então chegou a modalidade de internet intitulada de banda larga. Sua velocidade muito maior a fez conquistar o mundo!  É por tudo isso que hoje em dia, internet virou sinônimo de banda larga. Mas não pense que banda larga é tudo igual! Antes de escolher, é sempre bom pesquisar qual atenderá melhor sua demanda e não te deixará na mão!

Brasil Banda Larga

Sempre que buscamos um bom serviço, procuramos opiniões de quem entende, certo? Com internet banda larga tem que ser igual. Como você percebeu, a velocidade da internet não para de crescer por causa de cada tecnologia. Mas quem garante que todos os serviços são da qualidade esperada? É aí que entra a Brasil Banda Larga. A Brasil Banda Larga é a entidade aferidora de banda larga da própria Anatel. É o órgão responsável por garantir que todos os provedores de internet e seus planos estão em conformidade com a lei e com as expectativas dos consumidores de todo o Brasil.  

Mas você deve estar se perguntando: quais critérios de qualidade são esses? A regra é a seguinte: a velocidade não pode ser menor que 40% da velocidade contratada em nenhum momento. Além disso, a média mensal deve ser superior a 80% do acordado entre você e seu provedor.

Se sua internet fica lenta perto do fim do mês, pode ser por conta da quantidade de dados. Em casos de planos onde é prevista a redução da velocidade após algum tempo, ambas as velocidades precisam cumprir esses requisitos. E estas devem ser informadas ao cliente. Além disso, a Anatel realiza testes mensais para garantir a estabilidade e confiabilidade das conexões de banda larga no Brasil. Isso tudo vale para provedores de acesso com mais de 5% de participação no mercado brasileiro.

Teste de Velocidade

Há formas mais assertivas de testar a velocidade da sua internet do que fazendo o download da última atualização de The Sims. Apesar da Anatel e da Brasil Banda Larga estarem sempre olhando a qualidade da velocidade da internet, você mesmo pode fazer o teste de velocidade e verificar se o contrato com o seu provedor está sendo cumprido! Fazer o teste de velocidade da internet é simples e rápido: no próprio site da Brasil Banda Larga você tem a opção do teste. É só acessar, escolher a opção e começar. Não precisa baixar nenhum arquivo e não exige nenhum conhecimento prévio. Ah, e o site ainda guarda o histórico das suas consultas. 

Mesmo assim, existem algumas regras: 

  • medir a velocidade a partir do cabo, não do wi-fi
  • desabilitar o firewall e outras defesas por alguns instantes, 
  • não ficar navegando ou executando programas enquanto faz o teste,
  • estar com o navegador atualizado
  • entre outras precauções

É grátis e você pode testar todas as suas conexões. Além de fazer o teste no desktop, você pode baixar o app da Brasil Banda Larga para celular e testar sua conexão do 4G. Tudo para você ter a certeza de que você está recebendo o serviço que contratou de seu provedor de internet. A seguir, vamos apresentar alguns deles. Confira:

Oi Banda Larga

Quer uma internet de qualidade, ótimo custo benefício e que encaixa perfeitamente no seu bolso? O Velox Internet é o serviço de banda larga da Oi. Uma de suas maiores vantagens é não ter um limite específico de franquia (a quantidade de megas que você pode baixar) como os outros provedores: você escolhe o quanto quer navegar sem diminuição da velocidade, bloqueio ou redução de serviços. 

Já pensou ter wi-fi fora de casa? A Oi disponibiliza wi-fi em vários pontos das cidades onde está presente para seus clientes. Os planos de internet banda larga da Oi variam de 2Mb a 35Mb de velocidade e estão disponíveis em milhares de municípios brasileiros. Além disso, eles vem com outras vantagens: Oi Play, wi-fi mesmo fora de casa e muito mais.

Se você quiser aproveitar todas as vantagens da Oi banda larga, ligue para 08008788118 e fale com um dos consultores!

Banda Larga Ilimitada

Já pensou você está assistindo ao último episódio da sua série favorita e do nada a internet acaba? Você se lembra de quando a internet poderia deixar de ser ilimitada? Isso teve início com os limites na banda larga fixa da Vivo. A discussão era se era correto cobrar por franquias e reduzir o serviço de internet banda larga caso chegasse a um limite de transação de dados, como pode acontecer com a internet móvel 4G.

Muitas pessoas ficaram preocupadas, pois diferentemente do que se esperaria, a Anatel via a medida como um progresso. E essa era uma preocupação real já que o uso da internet é cada vez mais intenso.

No final, tudo correu bem e você pode maratonar suas séries sem se preocupar. Felizmente, você estará sem preocupações. Muitos provedores de internet oferecem internet ilimitada em seus planos para internet fixa!  O sistema de franquias para banda larga continua sendo uma exceção e muitas vezes envolve apenas a internet móvel. A Oi Fibra é ilimitada e tem velocidades ótimas! Para saber mais, ligue para o número 08008788118.

Banda Larga Residencial

Nada como voltar para casa após um dia cheio de trabalho ou estudos e contar com internet estável, veloz e sem problemas de conexão. Se você vive esse sonho, agradeça à banda larga residencial! Mas tendo tantas opções, qual será a que melhor te atenderia? Vamos falar mais sobre isso logo abaixo.

Melhor Internet para Casa

Para escolher uma roupa perfeita, você precisa antes saber qual a ocasião que vai usá-la, para escolher sua internet, você precisa pesquisar antes. É possível dizer qual é a melhor internet para sua casa. Claro que depende muito de diversos fatores:do seu provedor, mas também as condições da infraestrutura, o plano escolhido e claro, as suas necessidades de uso da internet!

A boa notícia é que há diversas opções e alguma vai combinar contigo! A qualidade, a estabilidade e a velocidade podem variar de região para região e de operadora para operadora. É importante você aderir ao plano de internet do provedor que você confia. O melhor plano de internet para casa é sempre aquele que cabe no seu bolso, supre as suas necessidades e tem os benefícios que você realmente vai utilizar.  

Banda Larga Empresarial

Não importa o setor: um plano de internet banda larga empresarial é vital para um negócio. O acesso à internet permite que tarefas fundamentais sejam realizadas seja para aumentar a produtividade interna, seja para atender melhor os clientes.

Melhor Internet para Empresas

A qualidade da internet da sua empresa é algo muito mais importante do que uma conexão para jogar online e ver vídeos. É importante levar em conta diversos fatores para que a internet contratada pela sua empresa seja, de fato, uma solução nos seus negócios. É claro que isso passa por conhecer as reais necessidades da sua empresa. Um fator importantíssimo é determinar quantos colaboradores usaram a rede, por exemplo. Assim fica mais fácil decidir qual é o melhor plano para atingir as suas metas!

Ao contratar uma operadora, você vai fechar um contrato pela empresa, então é importante estar atento. Também vale a pena considerar como você usa a internet com seus clientes, através de atendimento. Transações financeiras internas e externas também entram nesta conta. Após considerar isso e verificar seu orçamento, deve-se ficar atento às condições da operadora. Entre elas estão: validade do contrato, velocidade contratada e garantida e o suporte técnico, em caso de problemas.

Agora que você já sabe bastante de Internet Banda Larga, que tal assinar a melhor? É só ligar para 08008788118 e um consultor vai tirar todas suas dúvidas sobre a Oi Fibra! Comece a curtir todos os benefícios e vantagens, além de estar sempre conectado com a Oi Banda Larga!

Últimas Notícias Oi

Just Dance

Just Dance

Quer fazer um exercício divertido em casa, ou um programa diferente com a sua família? Conheça o Just Dance e deixe o seu dia mais feliz.

Ead

Ead

Estudar à distância nunca foi tão fácil com a Oi. Faça cursos, pós-graduações e conecte-se com o seu futuro sem precisar sair de casa.

Oi TV

Oi TV

A Oi TV é o serviço de TV por assinatura, perfeito para quem busca variedade sem complicação e, principalmente, qualidade na hora de curtir um filme ou sua programação favorita.

Banda LargaBanda Larga